Vamos relacionar aqui alguns dos principais projetos de software livre ativos no mundo:
Firefox 
O Mozilla Firefox vem em duas versões: edições padrão e de desenvolvedor. Hoje em dia, o Google Chrome é o navegador padrão, exibindo a grande maioria do conteúdo da Internet. O Firefox, porém, está em segundo lugar. E por um bom motivo. O Firefox é rápido, leve e tem um foco na privacidade com o qual o Google Chrome simplesmente não pode competir. As ferramentas de desenvolvimento são sólidas (especialmente na versão deve), e o mercado de extensões é tão útil quanto o Chrome.
Gimp
O GIMP é uma alternativa de código aberto ao Adobe Photoshop . Poderoso o suficiente para uso de design pesado por profissionais, o GIMP agrega muito poder em sua estrutura de código aberto. Embora alguns considerem a IU difícil de usar (muitos aplicativos de código aberto têm essa reclamação contra eles), o fato da questão é que é simplesmente diferente do que muitos estão acostumados – os padrões Adobe ou Affinity. Se você é um profissional da web que precisa de manipulação de imagens que o Preview ou o MS Paint não consegue lidar, o GIMP pode economizar muito dinheiro. Geralmente, ele pode fazer tudo o que o Photoshop pode fazer, mas sem custo de assinatura.
Blender![]()
Para os artistas 3D, animadores e criadores de vídeo , o Blender é provavelmente a peça de software de código aberto mais importante que você pode usar . O Blender está perto de ser o padrão na área e pode se destacar em praticamente todos os aspectos do software corporativo com o qual compete. Licenciado como GNU, o Blender é gratuito da forma mais liberal possível. Pegue o código, faça o que quiser com ele, empacote-o de volta e ele é seu. O mesmo para o seu trabalho criado com o Blender também. Pode haver uma curva de aprendizado para o Blender (como com qualquer software de modelagem 3D), mas a internet está repleta de tutoriais e vídeos de documentação que podem ajudar a facilitar sua criação, não importa o seu nível de experiência com este tipo de software.